sexta-feira, 31 de julho de 2009

TRAMALISSA
Um Empreendimento de Costura focada na produção de Uniformes profissionais. A TRAMALISSA se diferencia no mercado por seguir os princípios da Economia Solidária por meio de uma produção e administração autogestionária, democracia Inclusiva e responsabilidade social. Este Empreendimento tem como base administrativa e produtiva 4 sócio-proprietárias.

O surgimento da TRAMALISSA está ligado ao Programa Osasco Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão da Prefeitura da cidade de Osasco/SP.

A Prefeitura desenvolveu por meio do Projeto Educação e Inclusão a Oficina Escola para produzir os uniformes escolares do município e, ao mesmo tempo, capacitar mulheres para serem costureiras, gerando assim renda e inclusão. Na Oficina Escola, formou-se um grupo de quatro mulheres para montar seu próprio negócio. O grupo foi direcionado à Oficina Setorial; espaço estruturado para desenvolver o processo de Incubação (Formação de Empreendimentos). Neste momento, o grupo se transformou em um Empreendimento produtivo e autogestinario, o qual deu origem ao Empreendimento Econômico e Solidário TRAMALISSA que receberá formação e acompanhamento técnico (por dois anos) da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários de Osasco.

A TRAMALISSA está no mercado para fazer a diferença, como um Empreendimento constituído por mulheres que buscaram renda de forma, autônoma e prazerosa. Esse caminho possibilita questionar a divisão de gênero e raça no trabalho, como estruturante da vida das mulheres, no sentido de construir uma nova participação entre homens e mulheres dentro dos Empreendimentos da Economia Solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário